23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Comissão Eleitoral da RDC garante listas para as próximas eleições

Comissão Eleitoral da RDC garante listas para as próximas eleições

Kinshasa, 10 jul (Prensa Latina) A assembleia plenária da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) da República Democrática do Congo (RDC) garantiu hoje que, o mais tardar 30 dias antes da campanha eleitoral, o lista de votantes será publicada.

A instituição reafirmou que vai cumprir os requisitos estabelecidos na lei, num comunicado que responde às preocupações manifestadas pelos líderes dos partidos políticos da oposição durante as suas recentes reuniões com o presidente do CENI, Denis Kadima.

O relatório afirma que alguns dos pedidos não estão relacionados com o mandato constitucional ou as prerrogativas da Comissão, enquanto outros, como o pedido de auditoria externa do cartório eleitoral, não são apoiados.

A sessão plenária indicou que o referido controle não é uma exigência legal, muito menos uma regulamentação na RDC, além do fato de que o CENI voluntariamente se submeteu a um exercício dessa natureza, sem apresentar até o momento evidências de resultado negativo ou necessidade para uma nova revisão.

O comunicado reafirmou que até 30 dias antes da campanha eleitoral, a Comissão publicará a lista definitiva de eleitores por local de votação, com indicação do colégio eleitoral.

“A lista eleitoral para todo o território, a cidade ou o grupo de municípios da cidade de Kinshasa, conforme o caso, está exposta, para consulta, na sucursal da Comissão Eleitoral Nacional Independente”, especifica a nota, acrescentando que a ficha eleitoral nacional esteja disponível no site do CENI.

As eleições na RDC estão marcadas para o próximo dia 20 de Dezembro e segundo o órgão eleitoral, os gabinetes de recepção e tratamento de candidaturas já se encontram instituídos e em funcionamento efectivo.

“Todo o pessoal necessário está disponível, em particular os agentes e executivos do CENI e da Direção-Geral de Administrativo, Judicial, Estatal e de Participações”, refere o relatório.

Aponta a existência de lentidão na apresentação dos autos por candidatos independentes, partidos e grupos políticos.

“O CENI lembra que nenhuma prorrogação será concedida”, disse o comunicado.

oda/kmg/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES