Criada pelo Programa Global de TB, a plataforma inclui fácil acesso a diretrizes e auxílios de trabalho desenvolvidos pela OMS e parceiros técnicos, bem como links para literatura importante e exemplos de países.
Seu conteúdo é organizado em torno de quatro funções: atendimento centrado na pessoa, gerenciamento de programas, vigilância e monitoramento e e-learning.
De acordo com seus criadores, a plataforma on-line será atualizada regularmente com as ferramentas e orientações mais recentes.
De acordo com Tereza Kasaeva, diretora do Programa Global de TB da OMS, a saúde digital está evoluindo rapidamente e as oportunidades apresentadas por novos desenvolvimentos, como a inteligência artificial, devem ser ativamente exploradas.
Esse programa trabalha com os Estados-Membros e parceiros da organização para promover o uso de tecnologias digitais para atingir as metas estabelecidas na Estratégia para o Fim da Tuberculose, por meio de orientação e assistência técnica.
A tuberculose é uma doença contagiosa causada pelo bacilo mycobacterium, que é transmitida pelo ar, uma patologia muito grave que danifica rapidamente qualquer órgão do corpo, principalmente os pulmões, causando sintomas como tosse com sangue e uma notável diminuição de peso.
Em todo o mundo, essa doença deixou milhões de pessoas afetadas e muitas delas não puderam ser salvas. Por esse motivo, um dos objetivos da OMS é acabar com uma epidemia global por meio da detecção oportuna e do acesso adequado ao tratamento.
oda/lpn/glmv