Os principais meios de comunicação do país, El Diario El Salvador e El Mundo -nos extremos da linha política- refletem hoje o resultado de algumas eleições internas realizadas pela Internet e cujos resultados após dois dias de votação, sábado e domingo, Eles foram divulgados pela Comissão Eleitoral daquele toldo tarde da noite.
O Nuevas Ideas oficializou Nayib Bukele e Félix Ulloa como candidatos à presidência e à vice-presidência, disse o jornal, algo que os opositores e críticos consideram o início da ilegalidade no processo, pois alegam que a Constituição proíbe a reeleição.
Os vencedores da candidatura presidencial da República de El Salvador são os senhores Nayib Armando Bukele Ortez e Félix Ulloa Jr., informou ontem à noite Karen González, presidente da Comissão Eleitoral de Novas Ideias (CENI).
Nas eleições de 2019, o presidente chegou à Casa Presidencial sob a égide do partido conservador Gran Alianza por la Unidad Nacional.
Durante a coletiva também foram divulgadas as listas de candidatos a deputado do Parlamento Centro-Americano, de prefeitos com folha de pagamento e de deputados da Assembleia Legislativa, esta última encabeçada pelo atual presidente Ernesto Castro e pelo chefe do projeto banco do governo, Christian Guevara.
Após sua eleição, Bukele escreveu em sua conta no Twitter: “A mídia de Soros diz que os salvadorenhos não podem decidir por si mesmos, mas hoje o maior partido da história de nosso país falou e em 4 de fevereiro de 2024 o povo salvadorenho terá a última palavra . A democracia é escrita de baixo para cima.”
Os dados do CENI garantem que Bukele e Ulloa foram aprovados como chapa presidencial com 44.398 votos.
Xavier Zablah, presidente da Nuevas Ideas, expressou sua gratidão pelos dias das eleições em uma mensagem nas redes sociais e disse que “continuamos a demonstrar o que somos capazes de fazer juntos pelo bem de nosso país”.
Hoje, destacou, conseguimos algo mais importante para o bem de El Salvador e digo ainda mais importante, porque graças a essa decisão que você tomou, o país poderá continuar no caminho certo, uma mensagem que antecipa segurança no triunfo de Bukele.
A aspiração do político de 41 anos está sendo questionada nos círculos da oposição, que a consideram inconstitucional.
Na abertura das urnas em 2024, os concorrentes serão Joél Sánchez, da Aliança Nacionalista Republicana, o advogado e ex-soldado Luis Parada, proposto pelo movimento Sumar e apoiado pelo partido de centro Nuestro Tiempo, e Manuel “Chino” Flores, que concorre à Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional.
/lb/ls