Do deserto do Saara, o país ibérico está recebendo o impacto da areia do Saara nesta terça-feira, que já é perceptível nos céus semi-avermelhados e na qualidade do ar na maior parte do Mediterrâneo ocidental.
As altas concentrações de material particulado na superfície atingem seu pico hoje. Isso reduz a visibilidade e torna o ar mais rarefeito, o que contribui para as altas temperaturas.
A Agência Estatal de Meteorologia (Aemet) disse que a poeira suspensa associada à massa de ar africana que afeta a Espanha deixará altas concentrações no leste da península e afetará o extremo leste da península e as Ilhas Baleares.
No total, 13 comunidades autônomas estão em risco extremo (alerta vermelho), risco significativo (alerta laranja) ou risco (alerta amarelo), devido ao fato de que 40 graus Celsius serão ultrapassados em seus territórios, com temperaturas máximas de até 43 graus Celsius.
Teruel, Zaragoza, Teruel e Albacete estarão em alerta vermelho; Mallorca, Gerona, Lérida, Madri, Murcia, Navarra e Alicante, em laranja; e Valência, Ciudad Real, Cuenca, Guadalajara, Toledo, Huesca, Almería, Córdoba, Granada, Jaén, Málaga e Sevilha estarão sob alto risco de calor.
Barcelona, Tarragona, Castellón, Ibiza e Formentera, Huelva, Cádiz, Gran Canaria, Fuerteventura e Tenerife permanecerão em alerta amarelo para temperaturas de cerca de 37 graus.
Com exceção do extremo norte e de grande parte da costa nordeste, o restante da Espanha será afetado pela segunda onda de calor que pode durar até a próxima quinta-feira. lam/ft/bm