O veterano de 33 anos percorreu o difícil percurso de 167,2 quilômetros no meio da montanha entre o parque de diversões Vulcania e Issoire em três horas, 52 minutos e 34 segundos, onde ultrapassou o alemão Georg Zimmermann (Intermarché-Circus-Wanty) e o Australiano Ben O’Connor (AG2R Citroën).
Com a vitória, Bilbao pôs fim a uma seca de cinco anos para os pilotos espanhóis sem vencer uma etapa do Grande Boucle e garantiu a promoção ao quinto lugar na classificação geral individual.
A cúpula da meca do ciclismo de estrada não mudou, comandada pelo atual campeão Vingegaard, com 17 segundos de vantagem sobre o esloveno Tadej Pogacar (UAE Team Emirates), titular em 2020 e 2021, e dois minutos e 40 segundos sobre o australiano Jai Hindley (Bora-Hansgrohe).
Além do percurso de quebra de perna na terça-feira, que incluiu quatro passagens de montanha de terceira categoria e uma de segunda categoria, o pelotão de ciclistas lidou com um calor muito forte.
Por equipes, o Bahrain Victorious ampliou sua liderança de 44 segundos para um minuto e 11 segundos sobre o Ineos Grenadiers, enquanto Jumbo-Visma se afastou no terceiro para cinco minutos.
ro/wmr/sg