Esses primeiros seis meses saem com apenas sete tremores perceptíveis, com magnitudes abaixo de 6,0 na escala Richter e localizados ao sul da região leste de Cuba e um ao norte de Honduras que foi perceptível na região centro-oeste do país.
As demais estavam localizadas nas proximidades do Haiti e foram percebidas na costa sul da metade leste da região leste de Cuba, segundo dados fornecidos pelo SSNC, pertencente ao Centro Nacional de Pesquisas Sismológicas (Cenais), com sede aqui.
Em 10 das áreas delimitadas por estas entidades científicas, a atividade sísmica foi considerada elevada, com um total de 3.516 sismos e em correspondência com a energia libertada, enquanto apenas nas de Pinar e nas das Bahamas do Sul e Bahamas do Norte foi avaliada como normal.
Um elemento muito interessante deriva do fato de que a atividade telúrica mais significativa ocorreu ao norte das províncias orientais de Las Tunas, Holguín e Camagüey, com um total de 884 movimentos em uma faixa de 1,34 a 4,3 graus de magnitude.
De acordo com esta situação, recentemente foi instalada uma estação temporária de monitoramento na cidade de Puerto Padre, pertencente ao primeiro desses territórios.
ro/mca/sg