O Ministro de Estado da Agricultura, Eyasu Elias, disse à Agência de Notícias da Etiópia que 9.500 mil locais foram identificados para o plantio em um único dia, uma convocação lançada pelo Primeiro-Ministro Abiy Ahmed, e que se espera a participação de 25 milhões de pessoas.
Elias destacou que o mapeamento no site greenlegacy.et coleta atividades de plantio e é diretamente acessível a todos.
Ele revelou que 60% das árvores a serem plantadas são para agrofloresta, 35% para desenvolvimento de bacias hidrográficas e silvicultura e o restante para embelezamento urbano.
A segunda fase da Iniciativa Legado Verde, também conhecida como Legado Verde, foi lançada por Ahmed em 8 de junho e começou com seis bilhões de árvores plantadas em todo o país. A expectativa é chegar a 25 bilhões, semelhante à primeira fase.
O primeiro-ministro da Etiópia informou que o tema é “Plant our Future Today” (Plante nosso futuro hoje) e lembrou que essa é a abordagem local para combater as mudanças climáticas e a degradação ambiental, além de criar oportunidades de trabalho.
Da mesma forma, o Green Legacy é um meio de viabilizar a segurança alimentar por meio do plantio de mudas comestíveis.
Esse programa de reflorestamento para combater as mudanças climáticas no país africano, cuja primeira edição foi realizada em 2019, tem como objetivo enfrentar os desafios ambientais promovendo uma cultura verde.
De acordo com relatórios oficiais, mais de quatro bilhões, cinco bilhões e seis bilhões de mudas foram plantadas em todo o país em 2019, 2020 e 2021, respectivamente, incluindo 353 milhões em um dia no primeiro ano, considerado um recorde mundial.
oda/nmr/bm