O Relatório Mundial de Investimentos 2023 da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) afirma que Santo Domingo estimulou a expansão da colocação de capital no Caribe e atraiu 44 porcento do IED.
A esse respeito, Biviana Riveiro, diretora executiva do Centro de Exportação e Investimento (ProDominicana), indicou que o documento aponta que “na região do Caribe, o IED aumentou 53 porcento, promovido em particular pelo aumento das entradas na República Dominicana”.
O documento esclarece que esse comportamento ocorre em um momento em que os fluxos globais dessa operação apresentaram uma desaceleração generalizada, com uma redução de 12 porcento, em relação a 2021.
Riveiro ponderou que esses resultados sustentam a forte estrutura da produção nacional, apesar da incerteza geopolítica e econômica na atual conjuntura internacional, o que alimenta a prevenção por parte das multinacionais.
Ele também argumentou que o país demonstra um alto nível de resiliência, o que lhe permite manter uma tendência de alta na atração de investimentos.
Em relação ao comportamento do IED na ilha caribenha no primeiro trimestre do ano, o Banco Central indicou que eles superaram em 7 porcento os alcançados em um período semelhante de 2022.
Especificou que as maiores contribuições estão concentradas nos setores de energia e turismo, enquanto os principais parceiros de investimento são os Estados Unidos, a Espanha e o Canadá, nessa ordem.
ro/mpv/glmv