Há também interesse em expandir os laços nas áreas de educação e treinamento vocacional, infraestrutura, logística e saúde, disse à agência, ao divulgar os resultados das últimas conversações bilaterais na capital marroquina.
De acordo com a fonte, os dois países realizaram ontem em Rabat a terceira sessão da Comissão Conjunta de Cooperação e assinaram sete instrumentos legais, que denotam a vontade mútua de fortalecer e aprofundar os laços de amizade, colaboração e solidariedade.
As partes firmaram acordos de cooperação nas áreas de ensino superior, pesquisa científica e inovação, bem como na área de turismo.
Os respectivos ministérios da justiça selaram um protocolo de cooperação, enquanto um memorando de entendimento endossou a vontade de estreitar os intercâmbios nos setores de mineração e hidrocarbonetos.
Também foi assinado um memorando entre a Academia Diplomática “Venâncio de Moura” de Angola e a instituição congênere de Estudos Diplomáticos do Ministério das Relações Exteriores, Cooperação e Marroquinos Residentes no Exterior. De acordo com a informação, o ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, e seu homólogo marroquino, Nasser Bourita, lideraram as conversações em Rabat, onde elogiaram a “alta estima e respeito” que caracterizam as relações entre seus chefes de Estado, o rei Mohammed VI e João Lourenço, respectivamente.
Eles também convidaram os ministros setoriais a identificar ações e projetos em áreas-chave de interesse comum e incentivaram as comunidades econômicas a realizar missões de averiguação para aproveitar ao máximo as oportunidades existentes.
oda/mjm/bm