A Direção Geral de Energia, Hidrocarbonetos e Minas (Dgehm) destacou que o país tem um sistema de produção eficiente que conta, além da geração de combustível fóssil, com importantes fontes renováveis, como a energia hidrelétrica e térmica.
Durante esses meses do ano, enquanto algumas nações, como Honduras, estão enfrentando uma crise em seu sistema elétrico, El Salvador é a única nação centro-americana que exporta energia para seus vizinhos, informou a entidade.
Esta semana, o Banco Central de Reserva (BCR) garantiu que as exportações de energia nos primeiros cinco meses do ano totalizaram 33,5 milhões de dólares, registrando um aumento de 391,8%.
A comercialização de energia para os países vizinhos é realizada após a cobertura da demanda dos lares salvadorenhos e dos setores produtivos do território, informou a entidade.
Estamos trabalhando para realizar uma verdadeira transição energética em nosso país. Conseguimos lidar com a crise causada pelo fenômeno El Niño, garantindo à população e aos nossos países vizinhos o recurso energético, disse a empresa de eletricidade em um comunicado.
mem/lb/bm