26 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Venezuela rejeita entrada de submarino estadunidense na Baía de Cuba

Venezuela rejeita entrada de submarino estadunidense na Baía de Cuba

Caracas, 12 jul (Prensa Latina) O Movimento Nacional de Amizade e Solidariedade Mútua Venezuela-Cuba rejeitou a entrada de um submarino de propulsão nuclear dos Estados Unidos na Baía de Guantánamo, Cuba, cujo espaço foi usurpado pelos Estados Unidos, informou hoje um comunicado.

A organização qualificou como imoral e em violação do Direito Internacional a instalação de uma prisão naquele território despojado na parte oriental da ilha, onde os Direitos Humanos dos detidos são violados sem julgamento prévio.

O texto destaca que é histórico como o imperialismo estadunidense atacou o bravo povo cubano e seu território, mas esses atos constituem “uma escalada provocativa”, cujos motivos políticos ou estratégicos são incertos, acrescentou.

Ele alertou como o alto comando militar dos EUA fez referência pública nos últimos tempos à intenção de “usar seu poder militar para garantir suas ambições sobre os recursos naturais da América Latina e do Caribe”.

O Movimento Nacional de Amizade e Solidariedade Mútua Venezuela-Cuba, mantém sua posição e vontade de promover a paz e a verdadeira integração dos povos, fortalecendo os caminhos da liberdade que sonharam nossos heróis (Simón) Bolívar e (José) Martí, indicaram.

“Exigimos que Guantánamo seja devolvido ao povo de Cuba!”, pontuava a nota.

Um comunicado do Ministério das Relações Exteriores da ilha denunciava ontem a presença do submersível entre 5 e 8 de julho naquele território, que considerou uma escalada provocativa dos Estados Unidos, cujas motivações políticas ou estratégicas são desconhecidas, afirmou.

A presença na base naval de Guantánamo de um submarino nuclear neste momento “obriga-nos a questionar qual é a razão militar do acontecimento nesta pacífica região do mundo, contra que objetivo é dirigido e que propósito estratégico persegue”, disse o documento estressado.

Lembrou que as 33 nações da região são signatárias da Declaração da América Latina e do Caribe como Zona de Paz, assinada em Havana em janeiro de 2014.

mem/jcd/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES