23 de February de 2025

NOTICIAS

Equador aumenta as reservas internacionais em 36,1 milhões de dólares

Equador aumenta as reservas internacionais em 36,1 milhões de dólares

Quito, 14 jul (Prensa Latina) O Banco Central do Equador (BCE) informou que as reservas internacionais do país aumentaram em 36,1 milhões, enquanto hoje os cidadãos questionam a falta de investimento público em setores como saúde e Educação.

Segundo o BCE, eles chegaram ao valor depois de comprar 589 quilos de ouro não monetário de pequenos mineradores artesanais, refinanciando posteriormente por meio da empresa britânica London Bullion Market Association (LBMA).

A instituição precisou que a aquisição foi feita em cumprimento do disposto no artigo 36.º do Código Orgânico Monetário e Financeiro e no artigo 49.º da Lei de Minas.

A gestão realizada permitiu alcançar resultados exitosos que fortalecem a dolarização e contribuem para o desenvolvimento sustentável da pequena mineração no país, declarou o BCE em comunicado.

Em contraste com o aumento das reservas, os equatorianos questionam a falta de obras públicas do atual governo do presidente Guillermo Lasso para melhorar a qualidade de vida dos habitantes desta nação andina.

Este país é um mendigo sentado em um saco de ouro e morrendo de fome, comentou um usuário no Twitter, enquanto outro considerou as instituições financeiras que cobram comissão por movimentar, guardar, transferir, contar e devolver dinheiro como as únicas beneficiárias.

A candidata à presidência pelo Revolução Cidadã, Luisa González, assegurou em entrevista recente a um veículo de comunicação local que muito pode ser feito se forem captados recursos das reservas internacionais para reativar a economia.

Há reservas armazenadas em um banco na Suíça ao invés de estar aqui, trabalhando para impulsionar a economia, para o crédito produtivo, para a saúde, para a educação de nossas famílias, disse o candidato que lidera as pesquisas antes das eleições de 20 de agosto.

lam/avr/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES