Ao dar as boas-vindas a Hackett, Sewasew disse que sua visita renovaria a cooperação econômica e política entre os dois países, além de fornecer uma atualização sobre as perspectivas econômicas nacionais e o progresso em direção à paz e à estabilidade após o Acordo de Paz de Pretória.
O último, assinado em 2 de novembro na África do Sul, encerrou o conflito entre o governo etíope e a Frente de Libertação do Povo Tigray após 10 dias de negociações mediadas pela União Africana.
O ministro também destacou as várias medidas e políticas econômicas implementadas para garantir um crescimento rápido e inclusivo, reduzir os impactos dos riscos de desastres, como secas, inundações e outros, citados pelo Ministério das Finanças.
Hackett, por sua vez, discutiu as experiências de Dublin em desenvolvimento agrícola e esforços de construção da paz e reiterou que continuará a compartilhar sua experiência com a Etiópia nesse sentido.
Ele lembrou que seu país tem sido um bom parceiro de Adis Abeba no apoio aos setores de saúde, agricultura e proteção social nos últimos cinco anos.
Os dois lados concordaram em fortalecer sua parceria em um novo espírito e levá-la ao próximo nível, já que têm uma longa relação bilateral que começou em 1935, disse a fonte.
jha/nmr/bm