Falando em uma reunião que antecedeu o Fórum dos Partidos Políticos do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), a ser realizado aqui na próxima semana, ela lembrou que, fora da África, há “outros países que têm interesse” em se juntar ao grupo, que representa cerca de 40% da massa terrestre do mundo e 18% do comércio global. Esse é um fato que não pode ser ignorado, acrescentou ela. Como resultado, disse, o Brics contribuiu para transformar a agenda de desenvolvimento do mundo em uma ordem mundial inclusiva e mais justa.
O fato de que mais países estão demonstrando interesse em participar do Brics, argumentou ele, apresenta oportunidades infinitas para impulsionar o comércio global.
Ao abordar a questão da possível presença do presidente russo Vladimir Putin na 15ª cúpula do grupo em Johanesburgo, de 22 a 24 de agosto, Ramokgopa disse que a composição da delegação russa é uma questão exclusiva de Moscou.
Putin é alvo de um mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), que a Rússia descreve como espúrio, sem fundamento e politicamente motivado.
A África do Sul, como signatária do Estatuto de Roma, é obrigada a cumprir os mandatos emitidos pela TPI.
Com relação a isso, no final de abril, o governo sul-africano declarou que está considerando uma emenda legislativa que modificaria o Estatuto de Roma, especificamente as disposições do Artigo 98, que exige uma renúncia de imunidades para acusados do TPI de países terceiros quando não houver encaminhamento pelo Conselho de Segurança da ONU.
Ao fazê-lo, conforme declarado, a África do Sul tomará como exemplo a maneira pela qual o Reino Unido adaptou o Estatuto para incorporar as disposições do Artigo 98.
No início deste mês, o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa garantiu que a próxima cúpula do Brics seria realizada pessoalmente.
Vamos ter uma cúpula física do Brics, “não uma virtual”. Todos nós estamos empenhados em realizar uma reunião em que possamos nos olhar nos olhos, disse o líder sul-africano.
Os preparativos para a reunião dos presidentes dos países do Brics continuam, e estamos finalizando nossas discussões sobre o formato apropriado, acrescentou.
mem/mv/bm