24 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Rússia tira conclusões da cúpula da OTAN

russia-assiste-exercicios-provocativos-da-otan-perto-das-fronteiras

Rússia tira conclusões da cúpula da OTAN

Moscou, 14 jul (Prensa Latina) A Rússia tirou suas próprias conclusões da recém-concluída cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em Vilnius, disse hoje o vice-ministro das Relações Exteriores do país euroasiático, Alexander Grushko, ao jornal Perviy Kanal.

De acordo com o diplomata, a primeira prioridade de Moscou será cumprir os objetivos da operação militar especial na Ucrânia, e a segunda será fortalecer o exército, a marinha e as forças aeroespaciais russas diante dos desafios impostos pelos planos da OTAN.

“Devemos também continuar a fortalecer as parcerias de integração e as organizações aliadas das quais a Rússia participa. Aumentar os laços com a maioria global, com todos aqueles que hoje não sucumbem a ditames e estão prontos para trabalhar conosco com base nos interesses nacionais”, disse o diplomata sênior.

“O mundo multipolar está dominando, e não importa o que a OTAN faça, ela não conseguirá mudar essa tendência, não será possível revertê-la”, disse Grushko.

“Quanto à adesão da Ucrânia à OTAN, eu gostaria de dizer que esse problema será resolvido militar ou politicamente”, disse o vice-chanceler.

Durante a cúpula da OTAN, o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, disse que foi decidido não exigir que a Ucrânia implementasse o Plano de Ação para Adesão à OTAN, adotou um programa plurianual de assistência militar a Kiev e aprovou a criação do Conselho Ucrânia-OTAN.

Ao mesmo tempo, o chefe da Aliança Atlântica anunciou a declaração final da reunião, segundo a qual o bloco estenderia um convite à Ucrânia após um acordo entre os aliados “quando todas as condições forem atendidas”.

As condições para a adesão da Ucrânia à OTAN serão avaliadas pelos países membros da OTAN, enfatizou Stoltenberg.

Por sua vez, o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, expressou sua insatisfação com essa decisão e descreveu o resultado da cúpula como menos do que ideal para Kiev devido ao convite fracassado para a organização.

jha/gfa/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES