O chefe da Comissão dos Negócios Estrangeiros do Partido Comunista da China e membro do seu Bureau Político, Wang Yi, reiterou esta intenção ao Alto Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Josep Borrell, durante um breve encontro na Indonésia.
Ambos os diplomatas falaram à margem da Reunião de Ministros das Relações Exteriores da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), que está ocorrendo em Jacarta. Segundo a agência de notícias Xinhua, Wang lembrou o respeito das duas partes pelo multilateralismo, multipolaridade global e maior democracia nas relações internacionais com base na Carta das Nações Unidas.
O diplomata asiático apoiou a UE na procura da independência estratégica e na tomada de decisões próprias, apelando ao mesmo tempo para que se encontrem sinergias entre os planos de desenvolvimento e as iniciativas de cada um para trabalharem em conjunto.
Segundo a reportagem, Borrel enfatizou que o bloco europeu não apoia o confronto de campos e sistemas paralelos, nem pretende impedir o desenvolvimento do gigante asiático.
Sobre a Ucrânia, Wang reiterou o apoio da China a uma arquitetura de segurança europeia equilibrada, eficaz e sustentável.
Pequim continuará promovendo negociações de paz e desempenhando um papel construtivo na busca de uma solução política para a crise na Ucrânia, observou a manchete.
Em outro momento, Wang conversou com o secretário de Estado britânico para Relações Exteriores, James Cleverly.
Ambos os lados concordaram que o respeito mútuo e a não interferência nos assuntos internos são princípios inerentes à cooperação bilateral amigável.
Além disso, o diplomata manteve um intercâmbio com o ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, a quem convidou para trabalhar na mesma direção para encontrar uma solução para os problemas fronteiriços.
Wang Yi também fez questão de buscar um ambiente de negócios justo, transparente e não discriminatório para as empresas chinesas, em relação às recentes restrições anunciadas pela Índia.
Anteriormente, o diplomata asiático reuniu-se com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, pela segunda vez num mês, com quem abordou a situação atual dos deteriorados laços bilaterais.
Wang também teve uma reunião com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, na qual ambos os lados reiteraram seu apoio ao multilateralismo e ao desenvolvimento da Asean.
ro/idm/ml