Conforme noticiado pela agência estrangeira em seu site oficial, antes de iniciar o encontro, os ministros se cumprimentaram cordialmente, e iniciaram o diálogo em formato reduzido, para continuá-lo posteriormente em um grupo maior.
Os ministros abordarão as relações bilaterais, incluindo o aumento dos laços comerciais, econômicos e de investimento; aumentar a cooperação em cultura e turismo; bem como questões internacionais e regionais, em particular, o aprofundamento e interação em plataformas multilaterais.
Ainda este sábado, o ministro russo assistirá à cerimónia de abertura oficial do Consulado-Geral da Rússia em Phuket, no complexo Royal Phuket Marina. De acordo com o ministério, a abertura do consulado em Phuket ajudará a garantir os interesses dos cidadãos russos que visitam ou permanecem na Tailândia, além de facilitar os contatos com empresários tailandeses.
Após a retomada dos voos entre a Rússia e a Tailândia, houve um aumento no número de turistas russos que viajam para aquele destino.
No ano passado esse número subiu para 435 mil pessoas, e desde maio de 2023 já ultrapassou 740 mil. A maioria dos turistas da Rússia, cerca de 400.000, chegou a Phuket, informou a agência diplomática russa.
O ministério também observou que as relações bilaterais não foram afetadas pela situação atual, pois Bangkok se recusou a aderir às restrições anti-russas.
Entre os dias 12 e 14 de julho, o chefe da diplomacia russa visitou a Indonésia, onde participou de eventos realizados no nível da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). Além disso, Lavrov realizou uma série de reuniões bilaterais e participou de negociações trilaterais entre Rússia, Indonésia e China.
ro/gfa/ml