Kerry é o terceiro funcionário sênior da administração de Joe Biden que chega ao gigante asiático em menos de dois meses, uma medida que os especialistas interpretam como uma tentativa de ambas as partes de aliviar a deterioração dos laços bilaterais.
Como parte de sua agenda até 19 de julho, estão previstas reuniões com autoridades asiáticas, incluindo seu colega Xie Zhenhua. De acordo com uma declaração do Ministério de Ecologia e Meio Ambiente da Ásia, esse será um bom momento para que eles troquem opiniões detalhadas sobre a cooperação no combate às mudanças climáticas.
A visita ocorre em meio a um impulso das principais economias do mundo para se envolverem em várias tarefas.
Nesse sentido, o escritório de Kerry disse que eles abordarão a crise climática e promoverão conjuntamente uma COP28 bem-sucedida, referindo-se à Conferência da ONU sobre Mudança Climática programada para ser realizada nos Emirados Árabes Unidos em novembro e dezembro deste ano.
Esses intercâmbios seguem as recentes visitas à China do Secretário de Estado Antony Blinken e da Secretária do Tesouro Janet Yellen.
Nessas conversas, os dois lados abordaram as divergências sobre Taiwan, direitos humanos, guerra econômica e outras questões que mantêm as relações em seu pior momento na história.
oda/idm/mb