24 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Torres e UNE aceleram campanha para segundo turno na Guatemala

guatemala-sandra-torres

Torres e UNE aceleram campanha para segundo turno na Guatemala

Cidade da Guatemala, 17 jul (Prensa Latina) A candidata presidencial da Unidade Nacional de Esperança (UNE), Sandra Torres, acelera hoje suas ações para segundo turno na Guatemala, em ataque aberto contra seu adversário do movimento Semilla, Bernardo Arévalo.

Justamente quando o Ministério Público decidiu travar o processo esfaqueando a segunda força da disputa, a ex-primeira-dama anunciou que suspenderia sua campanha “em solidariedade” aos eleitores.

“Não vamos nos aproveitar da situação, apesar de termos sido declarados no segundo turno”, assegurou após a oficialização do resultado pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Depois do alívio que a intervenção do Tribunal Constitucional significou para a democracia do país, Torres iniciou no sábado passado os seus contatos com a população do município de San José Pinula, departamento da capital.

No evento, realizado no Colégio Misto Pinulteco, ela estava acompanhada de integrantes dos partidos Azul, Creo e Republicano.

Transmitiu aos presentes que a Guatemala precisa de unidade, não mais confronto, polarização ou lutas.

No entanto, pediu a seus apoiadores que não dêem atenção a políticos que vibram com “uma esquerda radical e que querem se apropriar de jovens”.

Se for bem-sucedido em 20 de agosto, ele indicou que a nação venceria, já que essas votações não são sobre a escolha de um partido, “mas sobre o povo, o país e o futuro das crianças”.

“A Guatemala não pode ficar nas mãos de um grupo radical”, enfatizou.

Antes de atender San José Pinula, visitou o Hospital Geral San Juan de Dios, onde chegou à área pediátrica e conviveu com as crianças e suas famílias.

Segundo a candidata, isso não fazia parte de sua campanha, mas sim de um trabalho que ela faz com frequência, “até no Natal”.

Somos o único grupo que fez governo, que ajudou realmente o povo, com experiência, conhecimento da nação, sublinhou nesse dia nas redes sociais.

Não somos um partido político que surgiu como emergente, disse.

Torres chegou neste domingo ao departamento oriental de Chiquimula e ofereceu 700 quetzales (cerca de 100 dólares) para mães solteiras e 500 (pouco mais de 60 dólares) para idosos.

Ela disse que tem o desafio de chegar à presidência e cobrou apoio para ser a primeira mulher presidente da Guatemala, porque “a terceira vez é o charme”, afirmou.

Torres aproveitou os dias de espera pelos resultados oficiais da votação de 25 de junho para abordar diversos setores, sempre com o discurso de proteção à vida e à propriedade privada.

Nas reuniões, incluiu os prefeitos eleitos e reeleitos de sua força política, enquanto ela era muito ativa em seus perfis no Twitter, Facebook e Tik Tok.

Especialmente na primeira, promoveu agressivamente os rótulos “Sandra Presidenta” e “Você vai melhorar”, com várias ofertas ao eleitorado.

mem/znc/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES