Conforme anunciado recentemente pelos diretores da Federação Cubana de Beisebol, o início do período semifinal seria no terceiro dia após a conclusão das quartas de final, portanto, a partir desta quinta-feira, 20 de julho, Crocodilos e Lenhadores qualificarão um novo duelo com ar de revanche
Os Crocodilos sob a direção de Armando Ferrer eliminaram os nas últimas três temporadas consecutivas em instâncias decisivas, já que nas séries 59 e 60 venceram nas semifinais com resultados globais de 3-1 e 4-2 enquanto em série 61 o resultado foi 4-1, mas desta vez nas quartas de final.
Nessas temporadas, os então comandados pelo mentor Pablo Civil sempre prevaleceram no primeiro duelo particular, mas viram como os Crocodilos voltaram a partir de uma forte ofensiva que novamente se coloca como possível protagonista do play off.
A tropa yumurina, ou de Matanzas, com várias ausências em relação às temporadas anteriores, mas ainda com uma equipe sólida, enfrentará a semifinal contra uma equipe que comandou a fase regular e venceu o Tigres de Ciego de Ávila por 4 a 0 no duelo das quartas de final com Abeysi Pantoja como o novo timoneiro do navio oriental.
Desde o início da temporada, o estrategista yumurino Ferrer declarou as reivindicações de obter a coroa nacional, objetivo reafirmado após vencer o Artemisa por 4 a 1 e que buscará cumprir contra um rival que para muitos especialistas é um dos favoritos por ouro, assim como os Crocodilos. .
Enquanto isso, depois de 11 anos sem vencer uma partida direta, os Leões de Industriales enfrentarão os Vespas de Santiago de Cuba no outro duelo da semifinal em uma ação que relembra o chamado clássico do beisebol cubano entre dois grandes nomes do passatempo nacional que buscam um título que os iludiu por mais de uma década.
ro/ads/sg