Um relatório da Associação de Bartenders Cubanos (ACC) acrescentou que esta apresentação e degustação de vários uísques japoneses será realizada em 20 de julho em sua sede em Havana com a intenção de sua posterior comercialização no mercado nacional.
O presidente da ACC, Eddis Naranjo, salientou a este propósito que vão participar no encontro cerca de vinte dos melhores bartenders membros daquela entidade, que poderão avaliar as qualidades organolépticas destes produtos.
A sede provisória do ACC está localizada na Avenida Paseo, nº 79, entre as ruas Terceira e Quinta, no município Plaza de la Revolución, muito perto do Hotel Cohíba, em Havana.
Ele destacou que os bartenders participantes do evento poderão dar seus critérios, pareceres e aprovações sobre esses espíritos, a fim de incentivar entidades e empresas (de diferentes níveis) para sua aquisição na nação asiática e sua distribuição interna.
O gerente acrescentou que um especialista japonês selecionado especialmente para a ocasião estará à frente do evento e se encarregará de explicar as qualidades e valores dessas bebidas para que sejam bem apreciadas por bartenders, empresários e clientes internos.
Naranjo agradeceu às autoridades cubanas e às empresas japonesas (faltava detalhes sobre tais firmas) encarregadas de promover estes produtos na ilha por selecionar os membros dessa associação e sua sede para realizar a degustação.
Explicou que ainda não têm em mãos os nomes dos uísques que tentarão comercializar em Cuba, embora saibam que são de alta qualidade. Ele destacou que neste país são produzidas e distribuídas bebidas de alta qualidade, como o rum Havana Club ou o Santiago de Cuba, só para citar dois.
Ele determinou que a sede do ACC era na época um renomado clube da cidade chamado Los Violines, e tem espaço e condições suficientes para degustação.
ro/rfc/sg