O governo dos EUA entregou à legação diplomática as 105 peças, feitas de terracota, pedra, metal e madeira, que são representativas de todas as regiões da Índia e em sua variedade refletem períodos do século II ao século XIX dC.
A repatriação das antiguidades soma-se aos resultados da recente visita de estado do primeiro-ministro Narendra Modi ao país do norte, a representação do governo indiano significou nas redes sociais.
Durante a cerimônia de entrega, o Embaixador Taranjit Singh Sandhu agradeceu ao lado dos EUA por sua cooperação e apoio.
Ele destacou que, para os indianos, as peças, que serão imediatamente transportadas para o país asiático, não são apenas obras de arte, mas parte de sua herança e cultura vivas. Sobre a visita de Modi aos Estados Unidos, ambos os estados se comprometeram a trabalhar em um Acordo de Propriedade Cultural para impedir o tráfico ilegal de peças valiosas, lembrou o noticiário da rádio All India.
Tal entendimento agregará mais valor à colaboração bilateral em Segurança Interna e agências de aplicação da lei dos dois países, observou a fonte.
lam/lrd/ls