Camacho disse que com essa legislação ‘será dado um golpe decisivo’ na luta contra o uso de substâncias proibidas no esporte.
Ele destacou que o país atendeu às solicitações da Agência Mundial Antidoping e comentou que durante os Jogos da América Central e do Caribe, que terminaram em El Salvador em 8 de julho, ele se reuniu com vários representantes da agência.
Espera-se que o Senado ouça o projeto de lei aprovado pela Câmara dos Deputados no dia 12 deste mês em sua sessão de amanhã.
A proposta veio do Deputado do Distrito Nacional, Orlando Salvador Jorge Villegas, que considerou que deveria ser declarada uma emergência para que o país pudesse sediar os XXV Jogos da América Central e do Caribe em 2026.
Villegas argumentou na ocasião que o prazo para a auditoria da Agência Mundial Antidoping está se aproximando e lembrou que as organizações internacionais pediram repetidamente a Santo Domingo que regulasse sua política nesse sentido.
Sua proposta busca garantir a implementação de programas eficazes, de acordo com a Convenção Internacional Antidoping da Unesco, que o Congresso Nacional ratificou em 2012.
rgh/mpv/glmv