Desta forma, Domínguez assume o secretariado geral da OIM para o período 2024-2027, transcorrido na reunião paralela à reunião de chefes de estado e de governo da União Europeia (UE) e da Comunidade de Estados da América Latina e Caraíbas ( celac).
A propósito desta eleição, o Presidente da República, Laurentino Cortizo, que formalizou a candidatura do istmo sob o lema: “Tomar a iniciativa para um futuro unido e melhor”, escreveu na rede social Twitter que enquanto país marítimo, é uma honra e um dia histórico para Dominguez liderar essa organização.
Actualmente, o responsável desempenhou as funções de director da Divisão de Protecção do Meio Marinho da IMO, depois de ter estado a cargo da Divisão Administrativa e Chefe de Gabinete, pelo que tem a trajetória e experiência exigidas para o cargo, explicaram.
O Panamá concorreu nesta eleição para a Secretaria Geral da IMO contra países como Turquia, Dominica, Quênia, Finlândia e China.
Com sede em Londres (Reino Unido), a IMO é uma agência especializada das Nações Unidas que promove a cooperação entre os Estados e a indústria de transportes para melhorar a segurança e prevenir a poluição marinha
rgh/ga/ls