5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Presença de bicheira detectada na Costa Rica

Presença de bicheira detectada na Costa Rica

San José, 18 jul (Prensa Latina) Autoridades de saúde animal da Costa Rica alertaram hoje sobre a presença de bicheira, um tipo de inseto parasita que afeta animais de produção, já presente no Panamá.

Detectada em um cachorro que vive no cantão (município) de Corredores, na província ocidental de Puntarenas, a bicheira também afeta outras espécies, como bovinos e equinos.

Seu ciclo de vida começa quando a fêmea adulta deposita seus ovos na pele do animal, eles eclodem e as larvas resultantes penetram na pele do animal. Uma vez lá dentro, eles se movem pelos tecidos e se alimentam deles.

A presença deste em bovinos causa prejuízos por se alimentar dos tecidos internos, principalmente dos músculos, podendo causar fraqueza, perda de peso e diminuição do desempenho do animal.

Especialistas do Serviço Nacional de Sanidade Animal (Senasa) explicaram que na Costa Rica a bicheira foi erradicada desde o ano 2000, portanto o caso descoberto é uma reintrodução da doença no país.

O chefe do Departamento de Epidemiologia do Senasa, Alexis Sandi, explicou à imprensa que a vigilância epidemiológica foi intensificada na fronteira sul do país onde foi detectado o surto e é mantida uma comunicação constante com o dono do animal.

Além disso, a circulação de animais na fazenda foi proibida e o tratamento foi aplicado ao animal infectado.

Há evidências de que já existem muitos casos relatados de bicheira no Panamá e que estão perto da Costa Rica, é importante tomar as medidas necessárias para colaborar com as autoridades da nação vizinha e impedir que ela entre no país, explicou Rafael Vindas, da Escola de Medicina Veterinária da Universidade Nacional.

O Panamá emitiu na semana passada um decreto de emergência devido ao aumento de casos naquele país, razão pela qual o Senasa reforçou as medidas de vigilância epidemiológica e instruiu o pessoal de campo a intensificar as ações nos postos de fronteira.

A entidade de saúde da Costa Rica instou as pessoas a informarem imediatamente as autoridades se detectarem produção ou animais domésticos infectados.

rgh/alb/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES