O icônico tema La fuerza del destino manteve o grupo Mecano, com seu indiscutível protagonista Torroja, no topo das paradas em vários países de língua espanhola do final dos anos 80 aos anos 90 e atualmente, o grupo já se desintegrou. , o artista permanece ativo em uma carreira solo.
A Academia Latina da Gravação em seus prêmios especiais de 2023 concede o Prêmio de Excelência Musical a artistas que fizeram contribuições criativas de valor artístico excepcional para a música latina e suas comunidades, enfatizou a entidade musical.
O grupo alcançou níveis de sucesso sem precedentes, vendendo mais de 25 milhões de discos em todo o mundo durante os anos 1980 e primeira metade dos anos 1990.
Torroja lançou sua carreira solo em 1997 com o lançamento de Puntos cardinales, após a dissolução definitiva do Mecano um ano depois.
Em 1999, volta a surpreender os seus seguidores com o seu segundo álbum Pasajes de un sueño, no qual abandona os êxitos do passado, predominantes na rádio, por um som mais cosmopolita.
A Academia Estadunidense também vai premiar artistas como Manuel Mijares, Simone e Soda Stereo.
O diretor executivo da Academia Latina da Gravação, Manuel Abud, expressou o orgulho da instituição e a honra que representa para ela a oportunidade de reconhecer grandes figuras ibero-americanas, cujo legado musical inspira novas gerações de músicos.
Outros, como Gustavo Santaolalla, receberão o Prêmio do Conselho de Administração da Academia Latina da Gravação.
Os vencedores serão homenageados em um evento durante a Semana do Grammy Latino, em 12 de novembro.
mgt/dpm/ls