Desde o Governo presidido pelo Presidente Daniel Ortega e pela Vice-Presidente Rosario Murillo, promove-se o desenvolvimento econômico e social do país com forte interesse na erradicação da pobreza.
Nesse sentido, o Executivo sandinista implementa diversos programas sociais que consolidam a segurança, o bem-estar, as oportunidades e os direitos de milhares de cidadãos desta nação centro-americana.
Segundo cifras oficiais, só no ano passado a administração nicaraguense construiu 4.865 ruas aqui para a população e entregou mais de dois bilhões de córdobas (mais de 555 mil dólares) em créditos justos por meio do programa Juros Zero.
Além disso, foram construídas 4.571 residências em todo o país e 83.429 títulos de propriedade foram concedidos, trazendo segurança jurídica a milhares de famílias.
Os avanços nacionais nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e produção também são palpáveis.
Assim, 100% dos alunos matriculados receberam a merenda escolar e mais de mil salas de aula foram reabilitadas.
A ministra da Saúde da Nicarágua, Marta Reyes, explicou há alguns dias que a partir de 2007 começaram a ser introduzidas aqui uma série de vacinas essenciais que antes não existiam no país, como pneumococo, rotavírus e influenza, entre outras.
Referindo-se à situação atual da Covid-19, a responsável explicou que este processo de imunização está a avançar na Nicarágua, onde quase 98% da população recebeu a primeira dose, enquanto 96% têm esquemas completos.
“Isto significa um esforço significativo de candidatura de todas as Unidades de Saúde bem como do resto do sistema que está instituído, mas também de visitas de casa em casa”, sublinhou.
Outro avanço importante é a cobertura elétrica que até abril deste ano chegava a 99,3%, enquanto a geração por meio de fontes renováveis de energia chegava a quase 80%.
Para ratificar tais conquistas, na noite desta terça-feira, centenas de nicaraguenses se reuniram na Plaza la Fe desta capital em vigília na véspera de um novo aniversário da Revolução.
Nos bairros e comunidades, foram ouvidas canções patrióticas alegóricas à data nacional, enquanto de diferentes pontos da capital a noite foi iluminada com os tradicionais fogos de artifício.
mem/ybv/cm