No mercado de Nova Iorque, o petróleo bruto Texas Intermediate (WTI) perdeu 40 centavos, ou 0,53 porcento, e terminou negociado a 75,35 dólares o barril.
O petróleo bruto Brent do Mar do Norte, em Londres, encerrou-se em 79,46 dólares por barril, uma queda de 17 centavos, ou 0,21 porcento.
Os analistas atribuíram as quedas em ambos os preços de referência do petróleo bruto em seus respectivos mercados à realização de lucros por parte dos investidores, após as recentes altas devido à redução da oferta de petróleo bruto nos EUA e às notícias da China sobre os planos do país para revitalizar sua economia.
Comentando sobre os resultados das negociações de quarta-feira, Phil Flynn, analista do Price Futures Group, disse que os participantes do mercado aproveitaram as altas e registraram lucros.
Os estoques de petróleo bruto dos EUA caíram na semana anterior devido ao aumento das exportações e da utilização das refinarias, informou a Administração de Informações sobre Energia (EIA) na quarta-feira.
Essa notícia não impulsionou os preços porque o declínio no volume de ouro negro ficou bem abaixo das previsões dos analistas.
No entanto, os analistas concordaram que os preços continuarão a tendência de alta dos dias anteriores, estimulados por menores chances de novos aumentos nas taxas de juros, inflação mais baixa e aumento da demanda por petróleo bruto.
rgh/rs/glmv