Desde o passado mês de maio que se registram temperaturas médias invulgarmente elevadas face aos últimos 30 anos, devido à presença do fenómeno El Niño, explicou o Instituto Nacional de Meteorologia (IMN).
No quinto mês do ano os termômetros subiram em média um grau Celsius, em junho foi de 0,8 grau Celsius e há um aumento de um grau Celsius praticamente em todo o Pacífico
Nos próximos meses, agosto terá a temperatura média mais alta do que o normal no Pacífico Norte e espera-se que seja menor do que o normal em todo o Caribe, enquanto na Zona Norte, Pacífico Central e Sul e Vale Central, a temperatura média temperatura pode ser mantida.
Em setembro, os especialistas do IMN preveem que no Norte e centro do Pacífico e no Vale Central, a temperatura média será superior ao normal.
Os meteorologistas também explicaram que a presença do El Niño na Costa Rica provocará um desequilíbrio na presença de chuvas, com excessos em algumas áreas e escassez em outras.
As previsões indicam que o trimestre de agosto a outubro terá déficits de chuva entre 15 e 20 por cento no Norte, Pacífico Central e Vale Central.
No entanto, as chuvas serão abundantes no Caribe e nas áreas do norte desta nação centro-americana.
npg/alb / fav