O chefe do governo malaio foi recebido pelo seu homólogo vietnamita, Pham Minh Chinh, com quem já manteve as primeiras trocas de uma agenda marcada para amanhã, sexta-feira.
Antes, eles visitaram uma exposição sobre os marcos mais significativos das relações diplomáticas binacionais, estabelecidas em 30 de março de 1973 e elevadas à categoria de associação estratégica em 2015.
Espera-se que ambos reafirmem a disposição de aumentar as transações comerciais entre seus países para 18 bilhões de dólares em 2025 e intensificar a cooperação em diversas esferas de interesse comum.
Durante a sua estada no Vietnã, o primeiro-ministro malaio manterá ainda encontros com o secretário-geral do Partido Comunista, Nguyen Phu Trong, o presidente do país, Vo Van Thuong, e o chefe da Assembleia Nacional, Vuong Dinh Hue.
Esta é a primeira visita oficial de Ibrahim desde que assumiu o cargo em dezembro do ano passado.
A Malásia é o segundo maior parceiro comercial do Vietnã entre os membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático e o nono no mundo. Seus investimentos na nação indochinesa ultrapassam 13 bilhões de dólares.
jcm/asg/hb