O relatório de Preços Agrícolas que elabora todos os meses esta pasta identificou o inhame como o produto que mais aumentou o seu valor ao passar de 57 pesos dominicanos a libra (1,04 dólar) em dezembro de 2022 para 69,7 pesos em junho (1,25 dólares), para um aumento de 22,3 porcento.
Entretanto, a banana, que no último mês do calendário estava cotada a 7,1 pesos por unidade (0,12 cêntimos de dólar), fechou em junho a 8,7 pesos (0,15 cêntimos de dólar), o que representa um aumento de 21,4 porcento.
Outros itens que registaram aumentos superiores a 10 porcento foram a batata (12,2 porcento) e a mandioca (16,3 porcento).
Por outro lado, embora o custo das bananas tenha baixado três pesos, os consumidores estimam que o preço ainda é elevado, uma vez que a unidade é agora vendida a 20,7 pesos (0,37 cêntimos de dólar).
Embora o Ministério da Economia tenha informado, em junho, que a inflação voltou ao seu objetivo em maio passado, com 4,43 porcento, em resultado das medidas monetárias restritivas e dos subsídios implementados pelo governo, a verdade é que a população, em geral, não vê uma melhoria significativa.
Muitos produtos atualmente à venda nos supermercados estão demasiado próximos e, ao mesmo tempo, demasiado fora do alcance dos clientes.
lam/mpv/glmv