A BGP Inc. China National Petroleum Corporation está executando esse projeto com base em um investimento avaliado em 47,7 milhões de bolivianos (quase sete milhões de dólares), que inclui a aquisição de dados aerogravimétricos e aeromagnetométricos nessa área, informou a empresa em um boletim institucional.
Dorgathen disse que “as informações que estão sendo adquiridas de forma rápida, barata e regional serão integradas aos dados geológicos, geofísicos e geoquímicos disponíveis”.
Ele acrescentou que isso determinará a localização de possíveis estruturas úteis para identificar áreas de interesse de hidrocarbonetos.
O funcionário destacou que essa iniciativa está incluída no programa “Exploração de Aquisição Aerogravimétrica-Aeromagnetométrica na Bacia Madre de Dios – Planície Beniana (Fase I)”, como parte do Plano de Reativação Upstream da YPFB (avaliação geológica de reservas, extração e entrega final em forma refinada e purificada).
O projeto supostamente envolve a aquisição, o processamento e a interpretação de 157.114,46 quilômetros de dados gravimétricos e magnetométricos aéreos em uma área não tradicional de hidrocarbonetos.
O estudo abrange uma área de 262.67,88 quilômetros quadrados (25% da superfície do país) e inclui os departamentos de Pando, Beni, Santa Cruz, La Paz e Cochabamba, e a aquisição de dados está mais de 15% concluída.
Todas essas informações fornecerão a profundidade e a morfologia do embasamento e a configuração do material sedimentar acima dele, o que contribuirá para a definição de estruturas e sub-bacias que poderiam constituir áreas com potencial de exploração, disse ele.
mgt/jpm/bm