O escritor italiano Roberto Fraschetti, porta-voz dos organizadores do evento, disse à Prensa Latina que durante os três dias uma ampla amostra da cultura daquele país será apresentada naquela comunidade, localizada às margens do Mar Tirreno, com exposições fotográficas, filmes, apresentações de livros e concertos.
Ele destacou que a realização deste festival foi possível graças a um esforço conjunto do círculo Julio Antonio Mella da Associação Nacional de Amizade Itália-Cuba (Anaic), com o apoio da Embaixada da ilha em Roma e o patrocínio das autoridades do município X, desta capital.
A organização RomaNatura, Ostia Mare de Roma, Federbalneari, a Associação Cultural Onlus 8 de março, A.C. Severiana, Associação Ostia e Centro de Estudos Itália-Cuba, entre outras entidades.
O primeiro dia será dedicado à lutadora revolucionária e fotógrafa italiana Tina Modotti, enquanto no dia 22 de julho será feita uma homenagem ao escritor e roteirista Cesare Zavattini e no domingo será o dia de homenagem ao escritor italiano, nascido em Cuba, Ítalo Calvino, figuras de destaque da cena intelectual e artística.
Este festival oferecerá a possibilidade de “promover a oferta turística cubana, promover o conhecimento mútuo e em particular da ilha caribenha, da autêntica Cuba, longe dos clichês e revelada através de suas profundas e antigas tradições”, disse Fraschetti.
Será também uma oportunidade para destacar a colaboração entre os dois países, em particular a desenvolvida nos campos médico e científico durante o período da pandemia de Covid-19, quando duas brigadas de especialistas cubanos prestaram ajuda solidária nos momentos mais difíceis, sublinhou o escritor italiano.
jha/ort / fav