Neste segundo dia do Primeiro Período Ordinário de Sessões da Assembleia Nacional do Poder Popular (Parlamento), na sua 10ª Legislatura, estão a ser analisadas a relação dos deputados com os habitantes dos territórios pelos quais foram eleitos, a alimentação, o controlo dos preços e o sistema energético.
Os deputados estão atualmente a debater o Projeto de Acordo que regula a sua relação com os eleitores do território onde foram eleitos, um ponto que ficou pendente desde o dia anterior e que é uma questão essencial para poder analisar questões de interesse público.
Além disso, a implementação da Lei da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, um regulamento que visa melhorar os processos de produção, transformação, comercialização e consumo de alimentos, com base nas capacidades endógenas de cada território, será avaliada na sexta-feira.
A eficácia das medidas adoptadas para controlar os preços também será debatida pelos deputados, uma vez que os constantes aumentos de vários produtos e serviços continuam a preocupar os cidadãos.
Os debates sobre a situação atual e as perspectivas do sistema energético do país, um sector que tem sofrido instabilidade nos últimos tempos devido a avarias nas centrais e à escassez de combustível, também interessam à população.
lam/mpp/glmv