Lamento o terrível assassinato de Intriago, que conheci durante meu período como embaixador argentino no Equador, disse ele.
Ele também lamentou a morte da jogadora de futebol Ariana Estefania Chancay, vítima de uma bala perdida durante o ataque ao político do movimento Revolução Cidadã (RC).
Intriago foi prefeito de 2019 a 2023 e reeleito até 2027, na lista do RC, um movimento liderado pelo ex-presidente Rafael Correa.
O ex-presidente escreveu na rede social Twitter: “a situação de violência e insegurança no Equador é de partir o coração”.
Enquanto isso, o presidente equatoriano Guillermo Lasso ordenou a ativação de um contingente para garantir que os responsáveis sejam localizados e levados à justiça.
Esse novo ataque a um político ocorre quase um mês após o assassinato do conselheiro Jairo Olaya, da cidade de Esmeraldas, e o ataque ao prefeito da cidade de Durán, na província de Guayas, Luis Chonillo, ambos membros do RC.
O incidente também ocorre em um momento em que o CR está recuperando a popularidade na corrida para as eleições gerais antecipadas de 20 de agosto e a candidata à presidência da organização, Luisa González, está liderando as pesquisas.
rgh/gas/bm