16 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Haiti pode enfrentar uma nova crise de combustível

Haiti-tension-combustible-300x169

Haiti pode enfrentar uma nova crise de combustível

Porto Príncipe, 25 jul (Prensa Latina) O Haiti poderia estar hoje à beira de uma nova crise de combustível devido à ação de quadrilhas que exigem grandes somas de dinheiro dos distribuidores para ter acesso aos terminais.

De acordo com funcionários da associação do setor, indivíduos armados que operam na área do terminal de Varreux, a maior capacidade de armazenamento do país, exigem 15 galões de combustível por caminhão para ter acesso ao centro.

Além disso, eles estão exigindo 200.000 gourdes (cerca de US$ 1.460) para retirar os caminhões e mais 800.000 gourdes (quase US$ 5.860) como direito de passagem por frota para a estrada do aeroporto.

“Os petroleiros são regularmente interceptados por esses chefões e as exigências são enormes. A situação está causando pânico no setor. As gangues agem como bem entendem; o governo permanece passivo e o problema persiste”, disse um dos funcionários, que pediu para não ser identificado.

A situação pode levar a uma nova crise de falta de combustível, semelhante à do final do ano passado, quando as gangues bloquearam o acesso a Varreux por dois meses e forçaram o fechamento de escolas, instituições públicas e privadas e até mesmo hospitais e estações de tratamento de água.

O Haiti tem sofrido escassez frequente há vários anos, o que piorou depois que o setor foi assumido pelo setor privado em dezembro de 2021.

Em setembro, o governo aumentou os preços dos produtos petrolíferos em mais de 100%, justificando a medida como um meio de garantir um fornecimento mais regular.

A disposição provocou protestos violentos e críticas às autoridades, que, no entanto, não reverteram a decisão.

Na semana passada, o governo anunciou uma pequena redução nos custos do mercado informal, mas os sindicatos do setor de transportes descreveram a redução como insignificante e ameaçaram com greves e manifestações.

rgh/ane/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES