O Herói da República de Cuba e presidente do ICAP, Fernando González, condecorou Payano em reconhecimento do seu historial de apoio à nação do Caribe e do seu empenho na defesa da Revolução.
O anúncio foi feito pela plataforma SolidaridadContinentalConCuba na sua conta do Twitter, numa nota acompanhada de várias fotografias do dominicano ao lado de González durante a cerimónia de entrega do prémio.
Payano e outros 13 amigos de Cuba participaram na terça-feira na marcha mundial de solidariedade contra o bloqueio dos EUA à nação antilhana, realizada na província oriental de Santiago de Cuba, poucas horas antes do 70º aniversário do ataque aos quartéis Moncada e Carlos Manuel de Céspedes, em 26 de julho de 1953.
Os 14 dominicanos viajaram para Havana em 16 de julho para se juntarem à 28ª Brigada Latino-Americana e do Caribe de Voluntariado e Solidariedade com Cuba, de 17 a 30 deste mês.
Horas antes de apanhar o avião para a ilha vizinha, Payano disse à Prensa Latina que estavam muito felizes por participar nas actividades que marcam o 70º aniversário deste acontecimento histórico, liderado por Fidel Castro, que marcou o início de um período de luta armada que só terminou com a derrota da tirania a 1 de janeiro de 1959.
Santiago de Cuba, sede do evento principal de 26 de julho, acolhe até amanhã o Encontro Caribenho de Solidariedade com a ilha, com a participação de amigos de 25 países, entre os quais uma representação de dominicanos.
npg/mpv/glmv