Andares Virtuais (Virtual Walks) é a proposta oferecida desta vez pelo Escritório do Historiador da Cidade de Havana, um passeio que surgiu como uma alternativa projetada para idosos que às vezes não podem participar de passeios com toda a família.
A ideia integra os avós à atividade com materiais audiovisuais e palestras interativas que permitem que eles tenham um passatempo em casa; no entanto, nessa ocasião, a oferta foi estendida a outras idades para que participassem todos juntos.
Por esse motivo, também tem atividades com retirada em diferentes pontos da cidade com reservas prévias, como o Andar na terça-feira, 25 de julho, que será realizado no Centro para a Independência das Relações Culturais Cuba-Europa, no Palacio del Segundo Cabo.
Trata-se de um itinerário chamado “Olhares para frente e para trás. A marca asturiana em Cuba”, uma abordagem da cultura dessa comunidade espanhola radicada na ilha, mas que há décadas se fundiu com a nossa para tornar seus costumes e modo de vida outra realidade.
Os meses de julho e agosto incluirão as Caminhadas Virtuais que vão da Escrita à Lente, com um percurso pelas adaptações cinematográficas de romances publicados sob o selo Arte e Literatura, e viajarão pelo mundo de O Pequeno Príncipe, baseado no livro homônimo do escritor francês Antoine de Saint Exupéry.
Outras trilhas complementam essa iniciativa da Andares Virtuales com visitas aos cinemas Alfredo Guevara, além de encontros nos museus da cidade e em vários centros históricos e culturais de Havana.
O Rutas y Andares é um programa público com 23 anos de existência, voltado para a família cubana e criado com o objetivo de encontrar várias opções de verão.
rgh/dpm/bm