Fizemos a entrega digna às suas famílias em Circasia, departamento de Quindío, fechando assim um ciclo de incerteza, pois não sabíamos onde eles estavam”, disse a entidade.
Também destacou o trabalho de busca realizado pela família para encontrar seus entes queridos.
Neste dia, o delegado da Conferência Episcopal Colombiana para as relações Igreja-Estado, Monsenhor Héctor Fabio Henao, destacou o trabalho da UBPD.
O trabalho da Unidade é enorme. É necessário reconhecê-lo, porque também é muito dispendioso quando, por exemplo, é necessário utilizar testes de ADN e outras técnicas especiais”, disse à Colombia Hoy Radio.
A UBPD é uma entidade estatal colombiana de carácter humanitário e extrajudicial que, no âmbito do Sistema Integral para a Paz, dirige, coordena e contribui para a busca de pessoas dadas como desaparecidas devido e no contexto do conflito armado.
Foi acordada através do Acordo Final para a Cessação do Conflito e a Construção de uma Paz Estável e Duradoura entre o Estado e as FARC-EP, em 24 de novembro de 2016, em resposta ao pedido dos familiares das pessoas desaparecidas e das organizações civis que participaram nos diálogos de paz em Havana (Cuba).
De acordo com a Unidade de Busca, o número de pessoas desaparecidas na Colômbia é de 103 mil 955.
ro/otf/glmv