“Hoje, a África está se afirmando cada vez mais confiantemente como um dos polos do mundo multipolar, e mudanças positivas estão ganhando impulso nessa região em esferas como agricultura, transporte, educação e combustível”, enfatizou o líder russo em um telegrama publicado no site do Kremlin. Putin também observou que Moscou apoia as aspirações dos estados africanos por estabilidade e progresso social e econômico.
O presidente enfatizou que, nos últimos anos, a cooperação entre a Rússia e a África atingiu um novo patamar.
“Pretendemos desenvolvê-la ainda mais: estimular o comércio, o investimento, aprofundar a cooperação, trabalhar juntos em questões urgentes como a luta contra a pobreza, o treinamento de pessoal moderno, a segurança alimentar e as mudanças climáticas”, diz a mensagem de Putin. Em um artigo escrito por Putin antes da reunião, o presidente chamou a atenção para a história das relações soviético-russas com os países africanos, enfatizando que Moscou sempre apoiou os povos africanos na luta pela libertação do colonialismo.
A segunda cúpula Rússia-África e o fórum econômico e humanitário serão realizados nos dias 27 e 28 de julho na cidade russa de São Petersburgo. O tema do fórum é “Pela paz, segurança e desenvolvimento”.
A primeira edição do fórum foi realizada de 22 a 24 de outubro de 2019 na cidade costeira de Sochi, no Mar Negro.
oda/gfa/bm