No encontro com Putin, realizado no Palácio Konstantinovsky no contexto da II Cimeira Rússia-África em São Petersburgo, Ahmed disse que os laços históricos de longa data entre os dois países vão continuar a melhorar as relações bilaterais.
O presidente russo, por outo lado, afirmou que valorizam muito os laços de amizade com Addis Abeba, baseados nos princípios do respeito mútuo e da consideração pelos interesses de cada um, informou a Agência Etíope de Notícias.
Durante o encontro, ambas as partes lembraram que a Etiópia foi o primeiro país do continente africano com o qual a Rússia estabeleceu relações diplomáticas, fato ocorrido há 125 anos.
Putin também expressou sua gratidão a Ahmed e à delegação que o acompanha por aceitar o convite para participar da II Cúpula Rússia-África.
Ao chegar a São Petersburgo no dia anterior, o primeiro-ministro etíope depositou flores no Monumento aos Heroicos Defensores de Leningrado, em homenagem aos que morreram durante a Segunda Guerra Mundial.
A reunião em São Petersburgo e o fórum econômico e humanitário Rússia-África terminará amanhã sob o tema “Pela paz, segurança e desenvolvimento”.
npg/nmr / fav