O General do Exército Julio César Avilés, durante sua participação no dia anterior na XLVIII reunião ordinária da Conferência das Forças Armadas da América Central (CFAC), destacou a luta contra as gangues e a migração irregular, entre outras ações.
“O exército nicaraguense está comprometido com a vigilância permanente de nossos espaços terrestres, aéreos e marítimos para garantir a segurança na fronteira política internacional e proporcionar condições que favoreçam o desenvolvimento econômico de nossas sociedades”, disse ele.
Por meio de uma videoconferência, o Sr. Avilés destacou o apoio aos esforços das Forças Armadas de El Salvador na execução de seus planos operacionais, por meio dos quais garantem a segurança da sociedade do país.
Enfatizou a necessidade de continuar fortalecendo a CFAC, aderindo às suas bases normativas e tomando decisões sob a regra do consenso, uma vez que, ao longo de 26 anos, a instituição fez uma contribuição significativa para tratar de questões comuns.
Da mesma forma, ele reiterou a firme disposição do Exército da Nicarágua de continuar cumprindo suas missões e garantindo a segurança e a defesa dos objetivos e interesses nacionais, além de contribuir para a segurança regional.
A Conferência das Forças Armadas da América Central é um órgão militar internacional especializado que inclui países como Guatemala, El Salvador, Honduras, República Dominicana e Nicarágua.
npg/ybv/bm