Compositora e figura notável do punk e do grunge (subgénero do rock alternativo), Love concebeu a exposição “Dela para a eternidade: As mulheres que fotografam a música”, na qual mostra o trabalho destas profissionais numa tapeçaria urbana.
A galeria Wabash Arts Corridor, em Chicago, apresenta a exposição, que foi inaugurada no dia 7 de julho e ficará patente até 18 de setembro.
Segundo a assessoria de comunicação da mostra, a artista, que também é curadora do evento, contou com a diretora criativa do Arquivo de Música Contemporânea, Julie Panebianco.
“Criamos a exposição como uma homenagem às mulheres por trás das câmeras, para homenagear aquelas que tiraram fotos icônicas para a posteridade e cujos nomes devem ser reconhecidos”, disseram os dois comissários.
Entre os fotógrafos homenageados estão Linda McCartney -esposa de Paul McCartney-, Laura Levine, Ellen von Unwerth, Katarina Benzova, Pooneh Ghana, além de Ebet Roberts, Dana Distortion, Melissa Auf Der Maur e Ruth Baza, a única espanhola a expor aqui.
A exposição abrange diferentes gêneros, como rock, blues, punk, pop, hip hop, grunge, rap, heavy metal, folk, jazz e outros.
Capas de álbuns, shows e fotos casuais fazem parte deste lembrete, assim como imagens de artistas como Björk, Aretha Franklin, U2, Buddy Guy, PJ Harvey, Jane’s Addiction e Kurt Cobain.
“Eles não poderiam faltar”, acrescentaram os responsáveis pela amostra, “Billie Eilish, Flea, Lenny Kravitz, Courtney Barnett, Blur, Ringo Starr, Anita Lane, Robert Smith, Celine Dion, Cardi B, Kiss e muitos mais.
ro/dpm / fav