Sob a liderança do Presidente João Lourenço, o Conselho de Ministros assinou a Estratégia de Desenvolvimento de Longo Prazo “Angola-2050”, que contempla diferentes cenários de crescimento económico e social, a par da definição de objetivos globais e setoriais.
O novo instrumento de planificação está em sintonia com os compromissos internacionais assumidos pelo Estado no quadro da Agenda 2030 das Nações Unidas e da Agenda 2063 da União Africana, avaliou o Executivo.
Em declarações aos jornalistas, o ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu, confirmou que em Setembro se prevê o anúncio do concurso internacional para a gestão do Novo Aeroporto Internacional de Luanda (NAIL).
“Estamos a preparar as peças necessárias para o lançamento do concurso internacional. Devemos lançar este concurso internacional em Setembro de 2023”, disse o responsável aos jornalistas angolanos no âmbito de uma visita de trabalho à China, revelou hoje a agência de notícias Angop.
Segundo a fonte, D’Abreu acertou os detalhes da execução das infra-estruturas aeroportuárias de Pequim com os responsáveis da empresa chinesa responsável pela construção do NAIL, cujas instalações deverão ficar prontas até ao final deste ano.
Já o Instituto Nacional para a Promoção da Sociedade da Informação (Infosi) apresentou ontem, em Luanda, um novo serviço no domínio ao que identifica Angola na Internet.
As empresas nacionais vão poder registar-se na plataforma electrónica com vista à comercialização dos seus produtos, o que será de grande valia para o país, disse o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira.
Segundo o proprietário, o funcionamento de uma página de gestão do domínio .ao, em tempo real, vai proporcionar maior difusão e relevância aos conteúdo da geografia angolana nos motores de busca internacionais.
O administrador da Infosi, André Pedro, sublinhou que o objetivo é dinamizar o sector das Tecnologias de Informação em Angola com uma nova aplicação de e-commerce melhorada para o registo e gestão privada de domínios com o sufixo .ao.
Durante esta semana foi ainda noticiado que Angola e a China vão realizar no dia 10 de Agosto mais uma sessão da Comissão Mista Bilateral para avaliar o estado atual da cooperação entre os dois países e traçar novas linhas orientadoras.
O embaixador angolano João dos Santos Neto disse à agência noticiosa Angop em Pequim que ambas as partes valorizam a possibilidade de assinatura de vários memorandos na área da agricultura e pescas, bem como um acordo de proteção recíproca do investimento.
ro/mjm/ml