Cienfuegos, 30 jul (Prensa Latina) Com a chegada dos meses de verão, muitos veranistas nacionais e estrangeiros hoje desfrutam do turismo de natureza e visitam o Parque Natural El Nicho, no maciço montanhoso Guamuhaya, no centro de Cuba.
A mudança de ambiente é sentida pela primeira vez ao passar pelo Centro Cubano, sede do Teatro de los Elementos. Então você deve continuar e chegando em Crucesitas você sente outra mudança. A partir daí, antes de chegar ao Parque Natural El Nicho, você pode ter que descomprimir algumas vezes.
Lá a natureza exuberante de Cuba e do Escambray te arrebata, te faz sentir insignificante. Árvores centenárias, trilhas antes percorridas por tropeiros e animais silvestres são hoje um roteiro para turistas e amantes da natureza.
A água pura dos rios da serra é sempre fria, quando não chove fica límpida como um espelho e quando cai a chuva desce as encostas e forma novas cascatas.
As árvores da rota turística têm seus nomes em tábuas de madeira da região e a cada certa distância existem coletores de lixo feitos dos mesmos materiais, neste caso a palmeira real Yagua. Os guias explicam sempre que os resíduos devem ser depositados ali e não na estrada.
De vez em quando você se depara com visitantes que vêm das cachoeiras ou de alguma piscina.
O Parque Natural El Nicho, situado nas montanhas da província central cubana de Cienfuegos, é um daqueles lugares onde se deve ir para desfrutar da natureza em todo o seu esplendor, longe da agitação das cidades, carros, fábricas e modernidade.
A oferta da cafetaria e do restaurante biológico é simples, mas de excelente confecção e preços atrativos, com comidas tradicionais e algumas bebidas nacionais e internacionais. Durante o almoço, você pode desfrutar de música cubana ao vivo interpretada por artistas locais.
Agora, nestes meses quentes de verão em Cuba, visitar El Nicho é uma boa opção de lazer para desfrutar de um agradável espaço em contato com a natureza.
jha/sbd/hb