O vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores da Etiópia, Demeke Mekonnen, e seu colega sul-africano, Naledi Pandor, estão presidindo a reunião da qual participam autoridades seniores de ambos os países, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores local.
Outros acordos a serem revisados entre as partes nesse dia estão relacionados à educação, saúde e cultura.
Pandor chegou à capital no dia anterior e foi recebido pelo Diretor Geral de Assuntos Africanos do Ministério de Estado da Etiópia, Fisseha Shawl, no Aeroporto Internacional de Bole.
A sexta sessão de especialistas da Comissão, na última quinta-feira, analisou as relações diplomáticas de longa data entre os dois países.
Shawl lembrou durante a reunião que os laços entre Adis Abeba e Pretória remontam aos dias do movimento antiapartheid na nação do sul da África e expressou interesse em fortalecer ainda mais os laços.
Especificou que as deliberações dos especialistas permitiriam a reflexão sobre as áreas de cooperação existentes e a exploração de outras oportunidades.
O diretor-geral assistente em exercício para assuntos africanos no Departamento de Relações Internacionais e Cooperação, Tselane Mokuena, por sua vez, mencionou que a Etiópia serviu de lar para os heróis da luta pela independência da África do Sul, incluindo Nelson Mandela (1918-2013).
Mokuena também elogiou as conquistas do Acordo de Paz de Pretória, assinado em 2 de novembro passado pelo governo etíope e pela Frente de Libertação do Povo Tigray, que encerrou o conflito de dois anos no norte do país, mediado pela União Africana.
Pediu aos participantes da reunião que se esforcem para levar as relações atuais entre os dois países a um nível mais alto.
mem/nmr/bm