Estas festividades foram organizadas para celebrar cinco décadas de vida da estrela do balé em Cuba e decorreram de 26 a 30 de julho no palco da prestigiada companhia britânica.
A própria instituição anunciou a cerimônia de aniversário e cada data de apresentação começou com um grande elenco de dança com cenas de Tocororo todas as noites, a primeira coreografia criada pela premiada bailarina, líder do Acosta Danza, segundo suas redes sociais.
No emblemático proscénio londrino, o público desfrutou de um programa que incluiu as obras Apollo, de Georges Balanchine, com Acosta no papel-título juntamente com Marianela Núñez, primeira bailarina do Royal Ballet de Londres.
Eles estavam acompanhados por Celine Gittens, protagonista do Birmingham Royal Ballet, e Lucy Waine, uma jovem bailarina do Birmingham Royal Ballet, segundo o perfil no Facebook da companhia cubana.
Também foram apresentadas cenas do balé Carmen, na versão de Acosta, interpretadas por bailarinos de sua companhia e comandadas por Laura Rodríguez e Alejandro Silva.
O pas de deux do cisne branco do Lago dos Cisnes foi representado pela homenageada e Marianela Núñez.
Cada gala foi interpretada por joias da dança mundial, como Laurretta Summerscales e Yonah Acosta, protagonistas do Bavarian State Ballet, que dançaram o pas de deux El Corsario, enquanto Yaoqyan Shang, do Birmingham Royal Ballet, e Jesús Corrales, de Acosta Danza, eles interpretaram o dueto End of Time, do coreógrafo britânico Ben Stevenson.
O solo Liebestod de Valéry Panov apresentou Brandon Laurence, um dançarino do Birmingham Royal Ballet, e a cena do quarto no balé Manon de Sir Kenneth MacMillan foi interpretada por Acosta e Marianela Núñez.
A morte de dois cisnes, recriação baseada na coreografia original de Mijaíl Fokín, foi interpretada por Zeleidy Crespo, Raúl Reinoso e Mario Sergio Elías, bailarinos do Acosta Danza.
Para fechar as comemorações do aniversário da renomada bailarina cubana, Acosta voltou à cena neste último dia, juntamente com a bailarina Laura Rodríguez para interpretar Mermaid, dueto criado pelo coreógrafo belga Sidi Larbi Cherkaoui, especialmente para a laureada primeira bailarina cubana.
mem/dpm/ls