Numa entrevista concedida ao semanário colombiano Voz e publicada na imprensa local, Morales explicou que, apesar das pressões dos Estados Unidos e das críticas dos intelectuais de direita, a nação conseguiu progredir em alguns aspectos da esfera cultural.
Morales destacou o funcionamento de centros culturais e escolas de arte, bem como a organização de um ministério e a criação de leis de projeção.
Acrescentou que nesta nação centro-americana a cultura é vista de forma integral, razão pela qual em 1987 foi promulgado um regulamento que dava autonomia às duas regiões da costa do Caribe e reconhecia o multiculturalismo do país.
Em 1990, vieram os governos neoliberais com Violeta Chamorro, Arnoldo Alemán e, mais tarde, Enrique Bolaños, que abandonaram todo o projeto cultural”, recordou.
Referindo-se à segunda fase da Revolução, com o regresso ao poder (2007) do Executivo liderado pelo Presidente Daniel Ortega, foi concebida uma política baseada em todas as convenções da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
Morales comentou que, com a Revolução, foi criada na Nicarágua a lei para a proteção do património cultural imaterial e, com o funcionamento do Ministério, foram fundados novos centros culturais e, pela primeira vez, escolas de dança.
Por outro lado, aludiu às acções nefastas dos colonizadores e afirmou que, primeiro, tentaram minimizar a cultura através da redução das populações, o que levou à perda das línguas e da história, restando apenas o que foi transmitido oralmente pelos povos originários.
Disseram-nos mesmo que só a literatura clássica, a ópera, o ballet e a música clássica eram cultura. Mas a Revolução Sandinista disse: o nosso artesanato, as tradições, as danças, o teatro popular de rua e a comida também são cultura”, sublinhou.
O responsável governamental referiu ainda a cruzada nacional de alfabetização desenvolvida para eliminar o elevado nível de analfabetismo que existia na década de 1980 (mais de 50 porcento da população), tendo destacado a ajuda de vários países, incluindo Cuba.
rgh/ybv/glmv