Os resultados foram determinados por uma contração na indústria e no comércio, que foi parcialmente compensada pela produção de outros bens.
O órgão governamental chileno disse que, apesar desse revés, o número foi menor do que o esperado pelos especialistas, que haviam previsto um declínio de até 1,9%.
Por setor, a produção industrial aumentou 0,9 ponto, principalmente com base no valor agregado da geração de eletricidade.
A mineração também se recuperou em 1,1%, atenuada pelo declínio geral do setor industrial em 2,4%.
O comércio teve o pior desempenho em junho, com uma queda geral de 6,2 pontos percentuais, explicada principalmente pelas vendas fracas no ramo automotivo e em supermercados, lojas de departamento e lojas de roupas e calçados.
Com relação aos serviços, não houve alteração porque a queda nos transportes foi compensada pelo crescimento nas atividades profissionais e comerciais.
A nota do Banco Central observou que os números das contas nacionais, os resultados preliminares do Produto Interno Bruto e as revisões para o primeiro trimestre de 2023 serão publicados na sexta-feira, 18 de agosto.
mgt/car/eam/bm