23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

CICV tem poucas evidências de atos violentos em conflitos na Colômbia

CICV tem poucas evidências de atos violentos em conflitos na Colômbia

Bogotá, 1 ago (Prensa Latina) O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) mostrou hoje a redução de alguns atos violentos na Colômbia, devido a sete conflitos internos, mas alertou sobre sua consequências humanitárias.

Em uma avaliação do impacto da violência durante o primeiro semestre de 2023, ele aponta que as comunidades em várias regiões enfrentam uma realidade difícil e múltiplos desafios humanitários, como resultado dos sete conflitos armados não internacionais na Colômbia.

Inclui em seu relatório 62 vítimas de diferentes tipos de artefatos explosivos, entre os quais minas antipessoal, restos explosivos de guerra, artefatos de detonação arremessados e controlados: 27 morreram e os que sobreviveram têm profundas sequelas físicas e psicológicas.

Sublinha que a população civil continua a ser a principal afetada: 53% das vítimas reportadas correspondem a civis.

No entanto, assinala que, em comparação com o mesmo período do ano passado, o número de vítimas foi reduzido em 42% devido à diminuição do número de atingidos por engenhos explosivos de detonação controlada.

No primeiro semestre de 2022, esse tipo de dispositivo causou 212 vítimas, enquanto até agora em 2023 causou 20, observou o CICV.

Noutra secção, explica que, no período analisado, 26.915 pessoas deslocadas em massa e outras 34.212 o fizeram individualmente, número que também revela um decréscimo.

Salienta-se que a diminuição das vítimas diretas é um elemento positivo deste primeiro semestre, no entanto ao nível do território não tem o mesmo comportamento.

Nesse sentido, Nariño continua sendo o departamento mais afetado pelo deslocamento e houve um aumento de 33% no número de deslocados individualmente e um aumento maciço de 27%.

Além disso, em Antioquia, Cauca, Bolívar, Sucre e Caquetá foi relatado um aumento significativo de vítimas por deslocamento individual.

Durante este semestre, 22.755 pessoas foram confinadas, o que representa um aumento de 18% em relação ao mesmo período do ano passado.

A persistência de confrontos armados e a presença de artefatos explosivos em diferentes territórios têm limitado a mobilidade de várias comunidades, o que restringe seu acesso à alimentação, saúde e outros serviços básicos, afetando gravemente sua qualidade de vida.

Chocó é o departamento mais afetado, com mais de 50% dos casos, seguido por Valle del Cauca. É importante destacar o aumento de eventos em Bolívar, que este ano ocupa o terceiro lugar no ranking nacional.

Por outro lado, o CICV documentou, entre janeiro e junho de 2023, 54 novos casos de desaparecimento relacionados a conflitos armados e violência, sendo que 67% foram registrados em Arauca, Cauca, Chocó e Nariño.

No primeiro semestre de 2023, também continuaram os ataques contra os serviços de saúde e, nesse sentido, a Tabela Nacional de Missões Médicas relatou 124 ataques contra profissionais, instalações e veículos de saúde.

ro/otf/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES